quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Teorias X e Y

As teorias X e Y representam duas suposições contrárias feitas em relação aos trabalhadores. Segundo McGregor, criador da teoria, os objetivos e necessidades deveriam se adequar à natureza humana, e não o contrário.

A teoria X traz a idéia de que os trabalhadores não têm interesse pelo trabalho, e trabalham o mínimo possível, por isso devem ser controlados e motivados a trabalhar através de coerção, ameaças, elogios ou dinheiro. Esses pressupostos correspondem a concepção mecanicista dos trabalhadores.

A teoria Y vê os trabalhadores como pessoas esforçadas, criativas, em busca de mudanças. Eles vêem o trabalho como algo natural ou até prazeroso, sendo assim eles desejam trabalhar, sendo fundamental para a organização proporciona-lhes condições para seu desenvolvimento pessoal. Esses pressupostos constituem a Administração Participativa.

O uso das teorias X e Y pode ser uma ótima fonte de estudo para aprimorar os recursos humanos de uma organização. Recursos estes que em grande parte das organizações é o diferencial e principal capital existente.

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