A contabilidade é uma ciência técnica e metodológica que estuda, registra e controla os Fatos (comprar, pagar, receber) ocorridos nas organizações.
A contabilidade trabalha em cima de indicadores, normalmente em porcentagem, para controlá-los ou melhorá-los. Tem função Administrativa (1) e Econômica (2), e tem como finalidade auxiliar no processo de decisão.
(1) Controlar o patrimônio
(2) Apurar e analisar os resultados
A contabilidade é a ciência que estuda o patrimônio que significa o conjunto que opõe os bens e direitos pertencentes a uma pessoa ou a uma empresa, e suas obrigações.
Os Bens são as coisas úteis, capazes de satisfazer às necessidades das pessoas. Podem ser divididos em:
Bens tangíveis – Têm forma física, são palpáveis. (veículos, imóveis, estoques)
Bens Intangíveis – Incorpóreos, não palpáveis. (marcas, documentos)
Bens imóveis – Vinculados ao solo; não podem ser retirados sem destruição ou danos.
Bens móveis – Podem ser removidos por si próprios ou por outras pessoas.
Os Direitos correspondem aos direitos da pessoa ou da empresa de receber algo (salário, pagamentos a prazo). Duplicatas a receber.
As Obrigações são dívidas, ou seja, obrigações exigíveis como, por exemplo, exigir o pagamento na data do vencimento. Duplicatas a pagar.
O conceito de patrimônio também envolve obrigações, por isso, não se pode analisar a riqueza de uma pessoa ou empresa pela grandeza de seu patrimônio. Para tal análise é necessário conhecer a riqueza liquida da pessoa ou empresa. Para isso somam-se os bens e direitos e, desse total, subtraem-se as obrigações, tendo como resultado a riqueza líquida que é denominada como patrimônio líquido.
0 comentários:
Postar um comentário