quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Recursos Humanos x Gestão de Pessoas

Todo o processo de produção somente se realiza com a participação conjunta de diversos parceiros. Atualmente os empregados, que são os parceiros mais íntimos das organizações, estão sendo considerados os principais colaboradores, que dão vida e dinamismo no dia-a-dia da organização.

Em cada organização, funcionários são tratados de formas diferentes: como recurso organizacional ou como parceiras da organização. Quando tratados como recursos, é necessário haver planejamento, organização direção e controle de suas atividades. Já que eles são vistos como “obedecedores de ordens” é necessário administrá-los para obter o máximo rendimento possível. Quando tratados como parceiros da organização, elas fazem parte do capital intelectual das organizações, fornecendo conhecimentos, habilidades, competências e, sobretudo, a inteligência, que proporciona decisões racionais afetando o rumo dos objetivos globais.

Há pouco tempo atrás o departamento de recursos humanos atuava de forma mecanicista, onde os empregados apenas obedeciam e executavam as tarefas. Hoje os funcionários são chamados de colaboradores, e a gestão de pessoas visa à valorização dos profissionais e do ser humano, enquanto o setor de Recursos Humanos visava a técnica e o mecanicismo do profissional. Se analisarmos, veremos que o papel do colaborador é mais participativo, ele tem maior autonomia em suas atividades, cooperação nas decisões com seus gestores, alto índice de aprendizagem.

Na atual Era do Conhecimento o treinamento das pessoas é considerado o mais importante diferencial e fator de sucesso. Para isso acontecer é necessário coordenar um plano de capacitação periódico, visando as necessidades da organização e recursos disponíveis.

Não podemos esquecer que a mão de obra são os seres humanos e não simplesmente objetos. São as pessoas que fazem a instituição desenvolver-se, esses seres humanos é o que dinamiza a instituição, o que impulsiona, sendo assim devem ser sempre tratadas com respeito, afeto, tolerância, solidariedade, formando um profissional humano e não apenas técnico.

A organização que saiba criar um ambiente motivador, a fim de evitar que conflitos pessoais interfiram na vida dos funcionários e da própria empresa, irá criar um espírito de equipe e de entrosamento dos funcionários, tornando-os parceiros e não apenas trabalhadores, conduzindo a empresa ao sucesso.

Principais Diferenças

O setor do RH era um departamento mecanicista que apenas cuidava da parte de folha de pagamento e contratação de funcionários. Já a gestão de pessoas preocupa-se com a captação, participação, envolvimento e desenvolvimento do funcionário contratado.

O departamento de recursos humanos via os funcionários apenas como pessoas que obedeciam e executavam tarefas. Hoje na gestão de pessoas os mesmos são valorizados e chamados de colaboradores, fornecendo com mais facilidade seus conhecimentos, técnicas e inteligência. Ele tem maior autonomia em suas atividades, cooperando nas decisões com seus gestores, e apresentando alto índice de aprendizagem.

Não eram realizados treinamentos com os funcionários, apenas havia uma avaliação de desempenho e um dos únicos acompanhamentos existentes era o de segurança no trabalho. Com a chegada da gestão de pessoas houve uma intensificação na formação do profissional, um desenvolvimento do mesmo junto à organização, sempre mostrando seu lado empreendedor, mostrando a importância de ser flexível, inovador, para um melhor funcionário na empresa.

Referências

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas, 2004
http://www.opet.com.br/comum/paginas/arquivos/artigos/Gestao_de_pessoas_e_RH.pdf

4 comentários:

Anônimo disse...

muito bom!

Anônimo disse...

Descordo desta forma descrita pois Capital Humano é o que vc tem para dinamizar as operações da empresa e gestão de pessoas será a metodologia aplicada para maximizar, planejar, controlar e coordenar este recurso, este négócio de diferenciar é só uma forma a mais de humanizar a ciênciapois ao final de tudo existe uma correlação muito grande entre as duas formas e não acredito ser como esta descrito no texto, agora se estivessem falando de departamento pessoal x gestão se Pessoas seria cabível esta comparação.

Anônimo disse...

concordo! porém vou ter q seguir chiavenato na monografia

Claudemir Bueno disse...

MUITO BOM CONTEÚDO. ISSO É A NOVA REALIDADE, DEMOROU MUITO PARA EMPRESÁRIOS, GESTORES CONSEGUI ENTEDER ESSE FATO. ALGO QUE DEVERIA SEMPRE EXISTIR PORQUE SEMPRE FOMOS SERES HUMANOS. AS EMPRESAS QUE ADOTAM ESSE NOVO FORMATO SÃO AS EMPRESAS DO FUTURO, EMPRESAS DE SUCESSO COM MELHOR DESEMPENHO E MELHOR RECOHECIMENTO NO MERCADO.

Postar um comentário